Enquanto o escritório da OKW ainda operava amplamente em Berlim, o 'Führerhauptquartier' (sede da Fuhrer) implicou a presença dos adjuvantes militares de Hitler. RUDOLF SCHMUNDT, alfa e ômega do quartel-general militar de Hitler (ele mais tarde aprovaria todos os locais), seria morto pela bomba de Claus von Stauffenberg em julho de 1944. KARL-JESKO VON PUTTKAMER, um ajudante das forças navais, seria retratado na famosa foto ao lado de Hitler e Stauffenberg em 'Wolfschanze' e seria ferido durante a tentativa de assassinato. GERHARD ENGEL era subordinado a Rudolf Schmundt. Ele passaria os últimos três anos de guerra em serviço ativo e o ano de 1974 testemunhou suas memórias: "No coração do Reich: o diário secreto do ajudante de exército de Hitler". NICOLAUS VON ABAIXO, outro membro da comitiva da "Polônia", era de origem aristocrática, oficial da Luftwaffe e ajudante da força aérea de Hitler desde 1937. Desde 1980, "Ao lado de Hitler: as memórias do ajudante da Luftwaffe de Hitler"livro seria lançado.
Era difícil contemplar a "jornada" de Hitler sem seu médico pessoal Karl Brandt, outro membro do ambiente social próximo do Fuhrer. Os Brandts, assim como Morrells, acompanharam Hitler durante sua visita diplomática estadual à Itália em 1938.KARL BRANDTfoi uma das arquiteturas do programa de eutanásia alemã. Quando a guerra terminou, ele foi levado a um julgamento, juridicamente conhecido como 'Os Estados Unidos da América v. Karl Brandt et al.' ou "O julgamento dos médicos" (historicamente) e depois enforcado pelos crimes contra a humanidade. Nessa missão na Polônia, Brandt deveria ser acompanhado por seu vice,HANS KARL VON HASSELBACH, outro médico assistente de Hitler desde 1936. No final da guerra, ele deixaria a graça de Hitler em virtude de seus críticos em relação aos métodos do médico Morrell, ainda iniciando uma conversa na historiografia. OTTO DIETRICH, O secretário de imprensa de Hitler deveria preparar a revisão da imprensa e o feedback internacional mais relevante sobre os eventos diariamente. O homem, que não fazia parte do círculo íntimo de Hitler, de um jeito ou de outro, formava o escopo de informações para os olhos do Fuhrer.
Uma das carruagens foi equipada individualmente como residência de MARTIN BORMANN . Em uma ocasião, durante os dias de setembro, o ambicioso e vingativo 'mentor por trás do trono' foi colocado onde pertencia a Erwin Rommel, um episódio que não seria esquecido por Borman até a morte de Feldmarschall em 1944.. O cardeal cinza criticou o chefe do "Führerbegleitbataillon", alegando que o carro (de Bormann) havia sido deixado para trás da Mercedes de Hitler. De fato, a situação tornou impossível descer a estrada de outra maneira que um carro após o outro. Como lembrado pelos presentes, Rommel declarou desapaixonadamente que ele é o homem encarregado e Bormann agiria como ele disse. JOACHIM VON RIBBENTROP, um homem que mais considerou a visão distorcida da possível reação diplomática das potências ocidentais em relação ao ataque à Polônia, foi outro participante do 'Führersonderzug' (trem especial do Fuhrer). Outro dia, enquanto estava sentado na grama ao lado de Hitler, Ribbentrop pediu ao seu chefe que entregasse os meios de propaganda internacional ao seu Ministério das Relações Exteriores para "trazer os inimigos para o calcanhar".Em dramático contraste com a devastação do centro histórico de Varsóvia, o 25 de setembro o bombardeio não resultou na capitulação imediata. Dias antes de 'Back Monday' Hitler anunciou a Varsóvia uma fortaleza, que deveria ser tomada pela força, não pelo cerco. Já às 14 horas do dia 28 de setembro, oito dias após o discurso da vitória de Hitler em Danzig, o desejo de Hitler de derrotar a Polônia foi garantido pela capitulação da capital. Na mesma hora, Joachim von Ribbentrop chegou a Moscou para definir uma assinatura final do documento completo sobre o crime na partição do estado polonês devastado entre duas ditaduras. Apesar da captura de 140.000 defensores de Varsóvia, o alemão não entraria na cidade até 1º de outubro, depois de tomar doze reféns VIP para garantir sua própria segurança. Os soldados alemães marcharam pelas ruas da Varsóvia conquistada ao lado dos cadáveres de milhares de vítimas dos ataques aéreos e assalto à artilharia. Essas unidades pioneiras foram acompanhadas por uma equipe de filmagem, designada em nome do Ministério da Propaganda de Goebbels. Junto com as imagens da marcha triunfante da Wehrmacht, os cinegrafistas representavam milhares de cidadãos ao lado dos trailers móveis da cozinha, trazidos pelos alemães de forma orquestrada. As cozinhas desapareciam tão rápido quanto a equipe de filmagem, uma vez fazendo a imagem desejada para o Terceiro Reich.
Naquele dia, quando o cortejo de Hitler era acomodado nos espaçosos apartamentos VIP do 'Casino Hotel' na antiga cidade turística chamada Sopot, Varsóvia havia sido exposta a um ataque de artilharia massivo por oito dias. Em 22 de setembro o comandante supremo alemão fugiu para visitar o atual quartel-general do 'Grupo do Exército Norte', ao norte da capital polonesa. Naquela ocasião, Hitler dirigiu-se a Varsóvia para supervisionar, a uma distância segura na margem oriental do rio Vístula, a última tentativa de entrar na cidade. Naquele momento, Hitler foi informado sobre a morte de Werner von Fritsch, ex-comandante em chefe do exército alemão, forçado a renunciar ao seu cargo em 1938. O barão sucumbiu ao ferimento na perna na periferia de Varsóvia. Fritsch foi ferido na perna e a bala da metralhadora polonesa provocou um arrebatamento arterial e levou à morte do oficial de alta patente em menos de um minuto. Apesar da falta de reação imediata às notícias, Hitler mais tarde (no mesmo dia) ditou um comunicado para a distribuição do exército interior: o homem, que não fez nada para defender seu comandante em 1938, chamou o general morto de herói, que havia perdido sua vida. por causa do 'Volk' (sua nação).
Nas primeiras horas 25 de setembro de 1939, quando o 1150 fortalezas voadoras estavam devastando o centro de Varsóvia, Adolf Hitler começou seu dia com assuntos mais desajeitados. O Fuhrer alemão ditou um telegrama para Jozef Tiso, o líder eslovaco (em setembro de 1939, ele ainda não era presidente da República). O homem, que proclamou a independência do tipo marionete da Tchecoslováquia sob o patrocínio da Alemanha desde a primavera de 1939. Hitler expressou sua gratidão pela ajuda na campanha polonesa e afirmou as reivindicações eslovacas em relação a alguns territórios ocupados da Polônia. Nas mesmas primeiras horas, o comandante supremo alemão felicitou simpaticamente Christian X, o rei da Dinamarca na próxima ocasião (26 de setembro) do aniversário. Nesse mesmo dia, Hitler realizou sua segunda visita conhecida às linhas de frente, perto de Varsóvia. Após a chegada da carreata ao aeroporto, a 30 km da capital, Hitler se comprometeu a realizar um voo de vigilância sobre a cidade, ainda envolto em chamas e fumaça.
MOTOCICLETA DE HITLER CRUZ VARSÓVIA
De qualquer forma, a campanha polonesa estava terminada, Erwin Rommel, até agora o chefe do 'Führerbeglietbataillon', estava em condições de passar por outro caso de ação com a visita de Hitler a uma Varsóvia conquistada. A próxima ocasião estava destinada a se tornar o único exemplo para o Fuhrer alemão desse tipo durante o curso da Segunda Guerra Mundial. A anexação sem sangue da Áustria havia sido orquestrada dezoito meses antes do início de uma nova guerra e a futura visita de Hitler a Paris (junho de 1940) seria considerada mais como um passeio turístico. Stefan Starzyński, o ex-presidente de Varsóvia, estava agora entre os doze reféns, havia sido levado para garantir a entrada de alemães em Varsóvia. Haveria pelo menos três hipóteses sobre sua morte, desde o assassinato em Varsóvia no mesmo inverno de 1939 até a morte em Dachau, quatro anos após o dia da visita de Hitler.
No limiar da visita de Hitler a Varsóvia, o centro da cidade, uma parte inaugural da próxima rota de carreata, havia sido praticamente isolado dos moradores, abandonando a presença de cidadãos poloneses nas proximidades do evento. Vários edifícios ao longo da rota planejada estavam agora cobertos com as bandeiras nazistas e alguns esquadrões de segurança especiais, armados com metralhadoras, estavam dispostos dentro das janelas e telhados do centro da cidade. A população local da Varsóvia ocupada era agora proibida (pelo menos em 5 de outubro), sob pena de morte, para deixar o alojamento do outro lado da rota ou abrir janelas voltadas para as ruas escolhidas. No dia anterior, Hitler aliviou pessoalmente as preocupações de alguns soldados e oficiais da SS, que já haviam participado de assassinatos em massa na Polônia. Em 4 de outubro, ele emitiu uma ordem secreta de anistia, um ato de esquecimento dos soldados alemães, que estavam além da lei ao cometer crimes em territórios ocupados.
Por isso uma vez 5 de outubro de 1939 Adolf Hitler chegou à Polônia de Berlim por meio de um avião. Já às 11h30, o ar cortege sob a liderança magistral de Hans Baurdesceu ao aeroporto de Okecie (o moderno aeroporto Chopin de Varsóvia. Algumas fontes afirmam que aterrissaram no aeroporto de Kielce). Como convém ao comandante supremo e ao conquistador, Hitler era esperado e recebido por seus generais. Gerd von Rundstedt, o comandante triunfal de 'Heeresgruppe Süd' (Grupo do Exército Sul); Walther von Brauchitsch, Comandante em chefe do exército alemão; Erhard Milch, o futuro marechal de campo da aviação e vice de Goering; Johannes Blaskowitz, o comandante do 8º exército triunfal; Walter von Reichenau, comandante do 10º exército da época; Friedrich von Cochenhausen, o futuro general da artilharia. A carreata planejada tipo VIP era para entrar em Varsóvia a partir do leste e prosseguir em direção ao ponto inicial, que era o cenário da parada militar.
O cortejo automóvel de Hitler atravessa o rio Vístula do outro lado Most Poniatowskiego (Ponte Poniatowski), em homenagem ao líder militar polonês dos séculos 17-18. A ponte foi reconstruída após a demolição na Grande Guerra (Primeira Guerra Mundial) e seria totalmente devastada pelos alemães cinco anos depois, no meio da Revolta de Varsóvia. Posteriormente, a carreata seguiu para uma avenida, historicamente elogiada como 'Aleje Jerozolimskie' (beco de Jerusalém), agora renomeada às pressas para Bahnhofstrasse (mais tarde, no decorrer da ocupação, em 'Reichsstraße' e, finalmente, 'Ostlandstrasse'). Posteriormente, os carros se transformaram em Nowy Swiat, a famosa artéria da moda de Varsóvia, e finalmente na Avenida Ujazdów. Todos os arranjos foram feitos para orquestrar um desfile de vitória, prestando homenagem tanto ao exército alemão quanto ao próprio Hitler como comandante supremo e um Fuhrer.
PARADA MILITAR DE DUAS HORAS
A longa coluna de automóveis, que vinha do aeroporto, agora desceu e entrou na larga avenida. Hitler era a figura-chave do cortejo, enquanto estava de pé e cumprimentando os soldados alemães (haviam sido cuidadosamente classificados ao lado da estrada horas antes) de sua Mercedes-Benz W31 tipo G4 melhor desempenho entre países. A rota não foi acidental, já que há algum tempo seu cortejo avançava pela chamada “rota do rei”, a estrada do rei com uma história de dois séculos atrás. O ditador alemão era conhecido por seu desdém pela monarquia. Hitler estava muito menos preocupado com a história do estado polonês independente e de seus reis, que haviam usado essa rota para chegar a suas residências reais no sul de Varsóvia.Avenida Ujazdówmais tarde (maio de 1940) renomeou como Lindenallee (Linde Avenue) com um paralelo descalço ao Berlim Unter-den-Linden. Um ano após o dia da visita de Hitler, seria novamente renomeado (no decorrer do desfile orquestrado visto por Hans Frank) para 'Siegenallee' (Avenida da Vitória).
Já na história de Varsóvia, no final do século XIX, uma rua larga com status de elite da estrada do antigo rei foi ocupada por ricos aristocratas do Império Austro-Húngaro. Com a aquisição da independência e a queda dos Habsburgos nas costas da Grande Guerra, as amplas vilas e os jardins verdes adjacentes foram transformados principalmente em embaixadas. Naquela mesma tarde de 5 de outubro de 1939, o cortejo de Hitler parou ao lado de Parque Ujazdowski e Pałacyk 'Rembielińskiego', um luxuoso palácio de 1840, atingido por uma bomba aérea alemã durante os recentes ataques. Uma grande arquibancada, ornamentada com um símbolo da Nzi, foi erguida antes do evento para acomodar Hitler e sua comitiva militar fechada durante o chamado «Siegesparade» (Desfile da vitória).
Além do próprio Hitler, a tribuna criada era agora para acolher e deixar de lado Walther von Brauchitsch, Gerd von Rundstedte Friedrich von Cochenhausen. Os participantes atentos do desfile tiveram um vislumbre para identificar o futuro Feldmarschall da aviação Albert Kessel ring, havia sido recentemente (30 de setembro) premiado com a Cruz da Cruz de Ferro de Knight por Hitler pessoalmente. General Coronel Wilhelm Keitel, o chefe da OKW, que havia sido chamado com desdém 'Lakeitel' por alguns dos oficiais de alta patente do exército. Ele captou a visão dos campos de batalha na Polônia apenas da perspectiva do trem pessoal de Hitler, o fato que não impedia de receber a "Cruz do Cavaleiro" pela campanha polonesa. Erwin Rommel, o chefe do 'Führerbegleitbataillon' era outra figura de destaque, convocada a Varsóvia após uma curta estadia em casa e agora presente na arquibancada.
Entre os outros presentes, Johannes Albrecht Blaskowitz, o comandante do 8º exército estava agora cheio de orgulho e duvidava de ver seus soldados (o 8º exército era o regime privilegiado do desfile) marchando pela cidade conquistada. Após a campanha polonesa, Blaskowitz foi promovido a coronel-geral, premiado com 'Knight's Cross' e designado como comandante em chefe no leste. Em menos de dois meses subsequentes, o general perderia o interesse de Hitler após sua depreciação pelos assassinatos em massa, realizados pela SS na Polônia com o extermínio dos cidadãos da cidade. Naquela tarde de outubro, Blaskowitz pôde verHeinrich Himmler nas proximidades, uma arquitetura do 'Sonderauftrag' (tarefas especiais) contra poloneses e judeus, que vieram propositadamente de Berlim para se juntar ao desfile após dez dias de 'férias'.
Quanto a Adolf Hitler, ele estava aproveitando ao máximo o momento, enquanto representava o senhor da guerra, um colonizador que revisou seu exército triunfante por mais de duas horas no coração do centro de Varsóvia. 5 de outubro de 1939, era um dia quente e ensolarado, mas o Fuhrer alemão preferia que um casaco de couro aparecesse na frente de seu exército. A guerra sangrenta exigiria outro dia até que os destroços do exército polonês devastado capitulassem 6 de outubro(naquele dia, Hitler daria um discurso triunfante em Berlim). Enquanto isso, esperando por essa 'formalidade', Hitler se dirigiu aos jornalistas estrangeiros próximos à tribuna, que ansiava por seus comentários por algumas horas. Ele enfatizou emocionalmente as ruínas de Varsóvia e proclamou uma declaração detalhada, de que Varsóvia sofreu tanto por causa da perseverança "criminosa" de seus líderes e defensores. Hitler expressou a ideia de que as potências ocidentais deveriam prestar extrema atenção às possíveis consequências da guerra. Após um desfile orquestrado de duas horas, Hitler deveria agora fazer uma curta viagem por Varsóvia.
PALÁCIO DE BELVEDERE
Depois da cerimônia de duas horas, o VIP deu forma à coluna em direção ao sul, mais adiante Avenida Ujazdów, ao lado das antigas vilas de luxo, um parque e um jardim botânico. Como Hitler sempre prestou atenção íntima às suas próprias residências na Alemanha, declarou sua vontade de visitar o antigo escritório de Marechal Jozef Pilsudski, um icônico 'pai da nação polonesa). O primeiro líder da Polônia independente após 1918 e mais uma vez no cargo desde 1926 até a morte, Pilsudski não era considerado o primeiro chefe do estado, que favorecia o palácio Belvedere. Por mais de um século, o luxuoso palácio serviu de residência para os governantes russos e a mansão dos czares em Varsóvia. Quando a Polônia conquistou sua independência, Pilsudski mudou-se para Belvedere, um lugar que até testemunhou seu segundo casamento. Após quatro anos fora de regra, ele voltou ao Palácio o mais cedo 1926 com a família dele.
Logo após a morte de Pilsudski, a ala sul do palácio, a antiga residência do governante icônico polonês, foi remodelada para acomodar um museu com seu nome, o que Hitler visitou em 5 de outubro de 1939. O Palácio Belvedere foi levemente danificado durante o cerco de Varsóvia em setembro e algumas projéteis de artilharia não sofreram deterioração significativa. Hitler sempre expressou (pelo menos abertamente) respeito a Pilsudski e costumava acrescentar sua expatiação à sua visão (de Hitler), de que o novo governo da Polônia havia "traído" os esforços de Pilsudski. Em virtude do momento, foi outra justificativa sem provas da agressão alemã à Polônia. Em menos de um mês, Josef Goebbels conduziria sua própria visita a Varsóvia e daria uma sugestão a Hitler pessoalmente para fechar o museu. Uma declaração conceitual, motivada pela exclusão do possível aumento do patriotismo polonês, seria acordada pelo Fuhrer. Em contraste com a glória de um líder polonês, Belvedere estava agora destinado a ser acomodado por Hans Frank, que já havia ocupado o castelo Wawel em Cracóvia. No final da guerra, o palácio foi minado pelos alemães, mas a devastação do ícone histórico não foi posta em prática. O Palácio Belvedere foi preservado como a residência da liderança polonesa.
SAXON PALACE
Após um curto período no Palácio Belvedere, o cortejo de cauda longa sob a supervisão impactante de Erwin Rommel abriu caminho para Praça 'Plac Unii'. Alguns minutos após a partida, a coluna do automóvel se moveu Marzalowska, uma das artérias de transporte de Varsóvia, e tomou uma direção ao norte para o centro da cidade. A comitiva contornou o distrito de Mokotow e atravessou o agora renomeado «Aleje Jerozolimskie» a algumas centenas de metros do ponto de entrada da manhã. Um pouco mais longe, a Mercedes de Hitler correu para o lado de um prédio na Sliska 9, a casa que seria acomodada por Orfanato de Janusz Korczakdois anos a partir daquele dia de outubro de 1939. Nesse mesmo endereço, o elogiado professor e seus órfãos partiram em 6 de agosto de 1942, em sua última rota para a infame 'Umschlagplatz' . A rota incluía apenas um local próximo o suficiente das futuras fronteiras do gueto de Varsóvia, ainda não definido e selado. Logo após a virada de Marzalowska, o cortejo seguiu o caminho ao lado da cerca de 'Ogrod Saski' (Jardim Saxão) e logo se mudou para a espaçosa praça de dimensões Gargantua.
Já na história de Varsóvia, nos primeiros anos do século XIX, um espaço aberto em frente ao palatino serviu como local para os exercícios das paradas militares. Nos anos entre 1841 e 1894, o centro da praça, Plac Saski, na época, abrigava um monumento, glorificando a revolta polonesa de 1830, já destinada a ser transferida para o espaço livre, como símbolo do domínio czarista sobre a Polônia. A montagem da monumental Catedral Alexander Nevsky resultou em extensões de 3 milhões. rublos e levou dezoito anos para ser concluído. No entanto, a torre sineira de 70 metros de altura estava destinada a dominar a praça por apenas um curto período de tempo, com a Polônia conquistando sua independência depois da Grande Guerra. A catedral foi demolida em 1926 e a praça foi renomeada após o marechal Pilsudski dois anos depois.
O cortejo automóvel de Hitler e sua comitiva diminuiu a velocidade ao lado do Palac Saski (Palácio Saxão), no entanto, o fuhrer alemão não deixou seu Mercedes-Benz W31 tipo G4. Hitler olhou para outra residência da liderança polonesa, os reis poloneses do século XVIII. No decorrer dos anos entre as duas guerras, o palácio gigante foi acomodado pelo Estado Maior do Exército Polonês, além de servir como residência de Jozef Pilsudski até sua restauração como governante em 1926. Hitler não parou no monumento do soldado desconhecido, um irmão memorial das ereções desse tipo em toda a Europa. Hitler participou da colocação de tributos florais na Piazza Venezia, em Roma, durante sua visita italiana em maio de 1938, mas agora desprezava o monumento polonês. O cortejo fez um círculo através da praça Pilsudski e uma das fotografias tiradas retratava Hitler na frente da praça. «Palac Bruhla» (palácio de Bruhl). A viagem de Hitler em outubro de 1939 não preservaria o palácio palatino cinco anos depois, quando os alemães devastariam o Palácio Saxão e Bruhla em dezembro de 1944. Até aquele momento (1944), a praça havia sido chamada Adolf Hitler Platz (Praça de Adolf Hitler) por quatro anos.
A TENTATIVA DE ASSASSINATO
Pouco tempo depois de a carreata entrar na praça Pilsudski, a coluna seguiu em direção ao norte para fazer uma curta viagem pelo centro da cidade de Varsóvia, incluindo 'Rynek Starego Miasta' (mercado da cidade velha), 'Plac Zamkowy' (praça do castelo), o Palácio do Presidente. Em termos reais, o cortejo de Hitler atravessou o centro da cidade e deixou essa margem de Vístula por meio da mesma ponte de Poniatowskiego, que ele usara algumas horas antes. Nem Erwin Rommel, nem os adeptos da coluna, nem Hitler tiveram um vislumbre da operação militar, tinham como objetivo o término físico do líder alemão. Toda a preparação realizada foi realizada no dia anterior, em 4 de outubro. Duas acusações em massa,250 kg de TNT cada, foram colocados dentro de uma trincheira antitanque na encruzilhada de Allee Jerozolimskie e Nowy Swiat nos dois lados da conjunção. Apesar do fato de as acusações terem sido enterradas sob alguns metros de solo, o enorme poder do explosivo (250 kg) de fato não deixou chances para as pessoas na carreata, incluindo o próprio Hitler.
A historiografia dos anos do pós-guerra testemunharia várias versões sobre o motivo pelo qual o cortejo de Hitler deixou com êxito Varsóvia em 5 de outubro. As acusações não foram detonadas e levadas alguns dias depois. Os poucos membros da «Służba Zwycięstwa Polski» (o primeiro movimento organizado de resistência, havia sido iniciado em 27 de setembro, um dia antes da capitulação de Varsóvia), que sobreviveu à guerra, assumiu convencionalmente um argumento. Os executivos poloneses entre os soldados esperavam a visita de Hitler, tiveram um vislumbre da suposta rota, mas as primeiras horas de 5 de outubro trouxeram a surpresa da destruição com o fechamento do centro da cidade ao longo da rota. Como os alemães proibiram o povo polonês de estar presente nas ruas do centro da cidade, as observações da operação não assumiram a posição dentro dos edifícios no cruzamento de Allee Jerozolimskie e Nowy iatwiat. O homem, designado para detonar as acusações do térreo do prédio em Nowy Swiat 15, agora estava esperando para aceitar o pedido, que nunca chegou. O edifício havia sido acomodado por um 'Cafe-Club' Desde 1932. Mais tarde na guerra, o Exército da Polônia polonês realizaria dois ataques ao café.
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